Negociação para designers

Negociação para designers

Para falar sobre esse tema primeiro precisamos nos questionar, a negociação para designer é diferente de qualquer outro tipo de negociação vamos descobrir isso juntos.

Para conseguir responder essa pergunta, primeiro temos que entender qual é o cenário em que temos que lidar com negociações e em quais desses cenários ela é aplicada somente para o tema design.

Obviamente temos que ter habilidades de negociação em relação a tudo que fazemos no nosso trabalho, mas vou dar algumas dicas de como essas habilidades podem ser usadas na hora de defender o tema design.

Voz para designers 

Em algumas instituições o profissional ou a equipe de design pode ainda não ter voz dentro dos projetos que estão sendo desenvolvidos, isso pode acontecer por conta da falta de organização de uma área de design ou a falta de entendimento sobre o assunto e o valor que o design pode ter.

Este certamente é o primeiro passo dentro do processo de negociação do design é muito importante que os profissionais e o time de design tem a voz dentro dos processos de desenvolvimento e criação.

Conquiste autoridade

Para conseguir ter voz diante dos profissionais que trabalham em um projeto é importante que você mostre o valor do seu trabalho e conquistar autoridade no assunto, comece dando visibilidade aos resultados que você conquista como profissional no projeto que você trabalha, isso mostrará aos envolvidos o impacto que você pode causar em uma entrega.

Comece trabalhando em soluções pequenas entenda que esse processo é. gradativo e mais vale o entendimento dos envolvidos do que o tamanho da entrega inicialmente.

Como usar a voz

Uma vez conquistada a notoriedade sobre suas entregas, é hora de usar sua voz a favor do tema design, adapte sua linguagem ao formato dos envolvidos, lembre-se que muitas vezes a pessoa com quem você está falando, não entende as linguagens técnicas do design, por isso, use os conhecimentos e as habilidades que você possui para transmitir uma comunicação clara para todos os envolvidos, seja ele de negócio, técnico, operacional.

Não se esqueça de utilizar dados que justifique seu ponto de vista, você precisa passar credibilidade sobre tudo aquilo que está defendendo.

Gere resultados 

Tenha uma postura pró ativa de liderança, gere resultados, aprenda a mapear oportunidades e transformá-las em resultados para empresa que trabalha, talvez seja algo difícil no começo mas com o exercício, passará a ser uma análise cada vez mais natural.

É muito comum designers buscarem voz dentro do time e quando conseguem não estar preparado para utilizar da melhor maneira. Espero ter ajudado a refletir como conseguir se posicionar e fazer uma boa negociação para suas entregas de design.

Não deixe de ler nosso post: “O que um profissional de UX não deve fazer“, para complementar este assunto, busque mentoria e acompanhamento profissional para acelerar sua jornada e se tornar cada um profissional cada vez melhora

admin

Pai do Rodrigo e da Kiara, casado Mineiro que vive em São Paulo desde os 2 anos de idade. Virginiano, apaixonado por Design, inovação e tecnologia, Publicitário pós graduado em AI e UX, criador da Lene Studio, consultoria em design de produtos. Adora, compor músicas e sempre que pode participa do futebol com os amigos.

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